terça-feira, 15 de abril de 2008

Para que serve a Associação

2. PARA QUE SERVE A ASSOCIAÇÃO?

A Associação permite agregar pessoas das mais diversas áreas do saber, que queiram desenvolver actividades na área da Grande Idade.

Em pleno século XXI continuamos a assistir pacificamente aos dramas de todos os cidadãos que se reformam e perdem o status e autonomia que detinham na nossa sociedade.

Deste modo, continuamos sem encontrar soluções credíveis para esta problemática de alteração demográfica da população em consequência do envelhecimento, com repercussões à escala mundial.

Mantemos lares e casas de repouso, sem o mínimo de condições, cheios de pessoas e vazios de condições que permitam uma autonomia sustentada.

Entendemos ser chocante esta oferta, com base num modelo asilar, sem soluções diferenciadas e personalizadas, fruto do pouco desenvolvimento legislativo nesta área.

Deparamos com centenas de iniciativas sociais, religiosas, publicas e privadas que envolvem milhares de profissionais de diversas áreas, dirigidas aos Idosos, muitas vezes com duplicação de ofertas, completamente dispersas com um desperdicio extraordinário de meios, sem programas integrados bem definidos e destituídas de objectivos comuns e nacionais.

Temos uma sociedade civil gerida por líderes que não abordam esta problemática do envelhecimento de forma coerente e sistemática.

Continuamos fundamentalmente preocupados com a prevenção na infância, adolescência e vida activa mas sem qualquer programa integrado para a Grande Idade.
Deste modo, aumentam os custos com os recursos hospitalares, descriminando negativamente os cidadãos que se encontram em lares e casas de repouso com um sistema de comparticipações sociais errado, com modelos de prestação e oferta de serviços desadequados.

Assim, encontramo-nos actualmente num vazio de soluções, num vazio de ideias e de playmaker’s nesta área que reforcem a discussão na fase do diagnóstico da situação e no desenvolvimento de conceitos sobre a gestão sustentada e integrada do envelhecimento.
As respostas continuam a ser pontuais e conjecturais e não estruturais.

A Associação pretende apresentar ideias que possam ser discutidas, desenvolver projectos de qualidade e colaborar com os operadores para que eles melhorem e enquadrem a sua oferta em função de necessidades correctamente avaliadas para a Grande Idade.

Neste sentido desenvolveremos um conjunto de acções, através de um trabalho profundo de pesquisa da problemática do envelhecimento, com o objectivo de encontrar soluções que permitam envelhecer com melhor qualidade e que influenciem o sistema político, a comunicação social, os líderes de opinião, possibilitando a mudança de mentalidades, essencial para podermos olhar, enquanto sociedade, para as mais valias que o envelhecimento nos proporciona.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este tipo de iniciativas deviam ser honradas e os seus fundadores, devião ser incentivados a progredir com as suas ideias e pensamento. É urgente em portugal começarmos a considerar a grande idade como uma mais valia, para o desenvolvimento economico e social do nosso pequeno pais. Concordo, também com a Sua Exª o Presidente da Republica Prof. Dr. Cavaco Silva, quando vem trazer para a actualidade este tema do envelhecimento.

Boa sorte, com a vossa iniciativa.

Carlos Torgal e Silva

Anónimo disse...

Vou apoiara iniciativa que agora tomei conhecimento por uma colega de trabalho tornando-me sócio.

Força e ambição, deus queira que esta associação possa ser o espelho do que melhor existye em portugal.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Batista