segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Seminário " Direitos e Decisões das Pessoas Idosas" AAGI-ID

Realizou-se no passado Sábado o Seminário “Direitos e Decisões das pessoas Idosas”, iniciativa da Associação Amigos da Grande Idade em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães. Este Seminário, aberto ao público, foi também uma das acções de formação que constituem os módulos da 1ª Pós Graduação em Gestão de Equipamentos destinados às Pessoas Idosas que continua a decorrer com a coordenação da AAGI – ID, organização logística do ILG e creditada pela universidade Fernando Pessoa.
O Seminário teve a participação de mais de uma centena de pessoas das mais variadas áreas, destacando-se contudo a área de saúde e a área social. A participação ultrapassou todas as expectativas e veio demonstrar que a pertinência dos dois temas tratados é do interesse dos profissionais e das pessoas em geral: Direito das Pessoas Idosas e também os assuntos relacionados com a funcionalidade como determinante de importantes decisões das Pessoas idosas.
Após uma breve declaração de abertura do Professor Doutor Leopoldo Guimarães este evento iniciou-se com uma mesa constituída pelo Presidente da associação, Rui Fontes e a Dr.ª Lúcia Lemos, advogada e que apresenta grande e variado conhecimento do ponto de vista jurídico sobre problemas essenciais que afectam a vida das Pessoas Idosas, dos profissionais das Instituições e dos familiares. A parte da manhã foi preenchida com interessante debate sobre questões concretas colocadas pelos presentes, aproveitando a presença da Dr.ª Lúcia Lemos.
Destaca-se que a apresentação feita por Rui Fontes foi enriquecida com a leitura de um relato feito por uma idosa cujos filhos colocaram num lar contra a sua vontade. A leitura foi feita por duas residentes do Lar de idosos do SBSI/SAMS, D. Conceição Taurino e D. Suzete Bogalho. Este momento foi muito aplaudido pelos presentes
Depois do almoço, a tarde foi preenchida com as apresentações feitas pelo Vice-Presidente da Associação, César Fonseca e do Professor Doutor Trovão do Rosário sobre a funcionalidade humana e a sua influência na tomada de decisão das pessoas idosas. Seguiu-se igualmente um debate interessante e vivo entre os oradores e os presentes.
A Associação Amigos da Grande Idade destaca a afluência das pessoas a um evento realizado a um Sábado, provando o interesse que este tipo de iniciativas ainda que modestas tem para todos os que desempenham funções na área dos cuidados e serviços a pessoas idosas.
Foi despertado também o interesse na constituição de grupo de cidadãos que possam trabalhar nos Direitos das pessoas idosas, sendo isso um dos objectivos iniciais da Associação que não se desenvolveu por nítida falta de pessoas que se disponibilizem para trabalhar neste tema.

Sem comentários: